Governança corporativa alinhando os interesses das empresas
O curso desta semana trata sobre o Direito e a Governança Corporativa. O Saber Direito convidou o professor e especialista em Direito Comercial Bernardo Lopes Portugal para ministrar cinco aulas a respeito do tema.
No programa, Bernardo Portugal apresenta a forma de aplicação e monitoramento da governança corporativa a partir dos gestores dessas práticas nas pequenas e médias empresas, além da importância das regras estabelecidas em lei para explicitar o que pode ou não pode ser feito. Apresenta também um estudo aprofundado sobre os princípios norteadores da governança, explicando a funcionalidade de cada um deles.
Bernardo Portugal destaca no programa a forma como a governança corporativa pode aumentar o tempo de existência das empresas, que segundo ele, funcionam, em sua grande maioria, por apenas 5 anos. Fala ainda sobre os procedimentos para adotar a governança e um cronograma de prioridades necessárias para sua aplicação.
A lei 12.846, de 1º de agosto de 2013, conhecida como Lei Anticorrupção, é comentada pelo especialista. De acordo com Bernardo, ela impacta diretamente na governança corporativa.
Bernardo Lopes Portugal é advogado especialista em governança corporativa, mestre em Direito Comercial pela Universidade Federal de Minas Gerais, membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, além de professor e palestrante.
Quer saber mais sobre o tema? Então você não pode perder o Saber Direito Aula desta semana.
Para participar das gravações escreva para a nossa equipe: saberdireito@stf.jus.br
Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário