sábado, 10 de novembro de 2012

Mediação familiar

Mediação familiar é tema do Saber Direito

O programa Saber Direito desta semana apresenta curso sobre “Mediação “Familiar”, que será ministrado pelo mestre em direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, com tese realizada na Università degli Studi di Napoli Federico II, em Nápoles, na Itália. A primeira aula do curso destaca o avanço da intervenção estatal na vida do cidadão ao longo dos tempos. Em seguida, o professor apresenta uma análise do Poder Judiciário – principalmente frente a sua nova postura após a Constituição Federal de 1988 – buscando analisar sua atuação frente a uma sociedade complexa e litigante. Além disso, serão discutidas, de modo interdisciplinar, as particularidades dos conflitos familiares e o papel da comunidade jurídica nas dissoluções afetivas para evitar maiores consequências na vida dos envolvidos, principalmente, quando o casal possui filhos.

Com foco na prática, o curso apresenta os princípios norteadores da mediação e suas características, o estudo do procedimento mediativo, seu desenvolvimento e técnicas aplicadas pelo mediador durante a sessão de mediação. Por fim, o programa ainda debate como a prática mediativa pode servir como um instrumento de aproximação do Poder Judiciário com o cidadão. “A mediação familiar é, acima de tudo, uma prática humanizadora do direito, vez que toda a complexidade dos sentimentos daqueles que estão dissolvendo seu vinculo afetivo possam ser verdadeiramente trabalhados”.

O Curso irá ao ar no Programa Saber Direito da TV Justiça, de segunda-feira a sexta-feira, de 12 de Novembro a 16 de Novembro de 2012, sempre às 8h da manhã, com reapresentação às 23h 30min. O Saber Direito também está no YouTube

Quem quiser participar das gravações do programa, basta entrar em contato através do e-mail: saberdireito@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/






Nenhum comentário: