sábado, 3 de março de 2012

Direitos Fundamentais e Humanos

Saber Direito fala de Direitos Fundamentais e Humanos

O curso Direitos Fundamentais e Humanos ministrado pelo professor Erival da Silva Oliveira, tem por objetivo expor os principais conceitos e características das normas protetivas das pessoas constantes na Constituição Brasileira (Direitos Fundamentais) e nos principais tratados internacionais (Direitos Humanos). E ainda visa apresentar as atividades realizadas pelo Supremo Tribunal Federal na busca da ampliação do conhecimento dos direitos dos indivíduos.

Na primeira aula são abordados temas recentes no ordenamento jurídico brasileiro, quais sejam: "o Princípio da Celeridade, a Supralegalidade e o Bloco de Constitucionalidade". Na segunda aula são tratadas "as Características e Gerações dos Direitos e a relação com a Constituição Federal de 1988". Na terceira aula é feita uma análise do tema "Dignidade da Pessoa Humana na CF/88" recorrente em decisões do Supremo Tribunal Federal.

Por fim, nas aulas 4 e 5, são abordados respectivamente os temas "Federalização e Internacionalização dos Direitos Humanos" e "Garantias Constitucionais e Direitos Humanos", que retratam mecanismos atuais de proteção dos direitos fundamentais e humanos.

Quem quiser participar das gravações do programa, basta entrar em contato através do e-mail:saberdireito@stf.jus.br.

O Curso irá ao ar no Programa Saber Direito da TV Justiça, de segunda-feira a sexta-feira, de 05 de Março a 9 de Março de 2012, sempre às 8h da manhã, com reapresentação às 23h 30min.

Fonte Tv Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/






Nenhum comentário: