sábado, 5 de novembro de 2011

Poderes Executivo e Legislativo

Professora de Direito Constitucional Cibele Fernandes Dias fala sobre os Poderes Legislativo e Executivo

O sistema político brasileiro será o tema das aulas do Saber Direito Aula desta semana. A professora Cibele Fernandes Dias aborda os Poderes Legislativo e Executivo.

O objetivo do curso é promover o estudo e compreensão dos mecanismos, que envolvem a política do Brasil a partir da Constituição Federal de 1988. “A compreensão da organização do Poder Executivo e Legislativo na Constituição de 1988 mostra-se essencial para a adequada interpretação da estrutura da forma republicana de governo, do sistema de governo presidencialista e do atual desenho constitucional da separação de poderes”, afirma a professora Cibele Fernandes Dias.

No primeiro encontro, a professora esclarece as características do presidencialismo e suas diferenças com o sistema parlamentarista. Na segunda aula, dedica-se à responsabilidade criminal do presidente como Chefe de Estado, o processo de impeachment e o regime de responsabilidade dos governadores e prefeitos. Na terceira aula, a professora Cibele detalha a estrutura do Poder Legislativo Federal, o estatuto dos congressistas, o regime de prerrogativas e incompatibilidades parlamentares.

Na penúltima aula, vai ser feita uma análise dos decretos legislativos, as resoluções da Câmara, do Senado e do Congresso como também o controle externo dos Tribunais de Contas. E para encerrar, a professora trata das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e os requisitos constitucionais para sua criação.

O Curso irá ao ar no Programa Saber Direito da TV Justiça, de segunda-feira a sexta-feira, de 06 a 11 de novembro de 2011, sempre às 7h da manhã, com reapresentação às 23h 30min.

Quem quiser participar das gravações do programa deve entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.jus.br

Nenhum comentário: