sábado, 14 de novembro de 2015

Direito Internacional da Atualidade

A transformação do Direito Internacional a partir de temas atuais

O curso do Saber Direito Aula desta semana é sobre Direito Internacional. O professor e procurador federal da Advocacia Geral da União Diego Pereira Machado introduz o tema a assuntos atuais, emergentes e modernos que interessam à comunidade internacional.

Nas aulas, você vai conhecer a evolução histórica desse ramo jurídico, seus fundamentos e algumas perspectivas teóricas. Tópicos que, segundo o professor, muitas vezes deixam de ser trabalhados na graduação e pós-graduação de Direito.

Diego Pereira expõe, em cinco aulas, temas importantes para a teoria geral da matéria, passando por momentos importantes mundialmente como a Segunda Guerra Mundial, a Paz de Westfalia, o Estado Islâmico e até mesmo a situação dos migrantes na Europa. Ele ajuda a entender o surgimento do Estado e as tendências evolutivas pelas quais o Direito Internacional tem passado.

O professor aponta os problemas do tema, enumera os principais critérios para definir os sujeitos internacionais, a proteção dos indivíduos, e a necessidade de novas fontes no Direito Internacional.

O curso proporciona, ainda, uma reflexão sobre o Mercosul e o ingresso da Venezuela no grupo.

Diego Pereira Machado é especialista, mestre e doutorando em Direito, professor de cursos preparatórios para concursos e para a OAB, e procurador federal da Advocacia-Geral da União.

Quer saber mais sobre o tema? Então você não pode perder o Saber Direito Aula desta semana.

Para participar das gravações escreva para a nossa equipe: saberdireito@stf.jus.br. 

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/








Nenhum comentário: